sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CURITIBA / DANÇA: Aula de Contato Improvisação no Vila Arte Espaço de Dança

[VILA%255B7%255D.jpg]Se você acredita que para dançar é necessário ritmo musical assim como executar movimentos coreográficos, é porque você não conheceu o contato improvisação. Há uma dança ao alcance de todos, independentemente de idade, características físicas e experiência corporal. Nossa aula trabalha com consciência corporal, expressão livre do movimento, percepção de si e do outro na dança, técnicas de relaxamento e fluxo de energia. Venha conhecer o contato improvisação no Vila Arte Espaço de Dança!

AULAS DE CONTATO IMPROVISAÇÃO:
PROFESSOR: Ryan Lebrão & Yiuki Doi
DIA E HORÁRIO: Terça-feira (20h-22h)
INVESTIMENTO: Clicar aqui
LUGAR: Vila Arte Espaço de Dança
ENDEREÇO: R. Saldanha Marinho, 76 Sala 03, Centro, Curitiba - PR - CEP 80410-150
+INFO: www.vilaartedanca.com.br | http://summus-ci.blogspot.com.br
TEL: 41 3233-8034

CONTATO IMPROVISAÇÃO: 

É um diálogo corporal de duas ou mais pessoas por meio do vocabulário sensorial composto de toque, peso e pressão. É a aceitação do outro e de si na construção de uma dança única no presente. Inclui a integração da energia (KI), buscando um nível elevado de percepção da mente. Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado, podendo ir de um alto nível aeróbico a uma quietude física. Os princípios que guiam as aulas são a consciência corporal, expressão livre do movimento, técnicas de relaxamento, fluxo de energia e os princípios da física (peso, gravidade, condução, queda, rolamento, força centrífuga, etc.). A técnica nasceu nos EUA no início da década de 70, com Steve Paxton, e é associada ao movimento de contra-cultura por ser uma dança igualitária e democrática. Atualmente é praticada no mundo inteiro por ser uma excelente técnica de consciência corporal, sem barreiras físicas e culturais.

Deixaremos postado um video do youtub que oferece uma boa idéia do que é contato improvisação.

 

CURRICULOS DOS PROFESSORES:

 

Ryan Lebrão

image

Natural de Campo Mourão - PR é profissional da dança desde 2006 e graduando em Dança desde 2010 na Faculdade de Artes do Paraná (FAP), onde é membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Arte e também do NAT – FAP, Núcleo de Arte e Tecnologia da FAP. Atuou como intérprete criador na Cia Verve de dança no período de 2005 a 2007, realizando turnês por São Paulo, Rio de janeiro, Minas Gerais, Paraná, Colombia, Venezuela e Espanha.

Atua atualmente como professor de contato improvisação em curso de Extensão da FAP e integra o Grupo Um de pesquisa artística em dança da FAP. Integra o Laboratório de Video Dança da FAP.

Os últimos trabalhos artísticos realizados foram: Entre Danças: uma dança de que?, realizado através do edital do fundo municipal de cultura de Curitiba e a residência artística no Projeto premiado pela Funarte Klauss Vianna 2011, Modos de Ver, Ler e Criar Dança, no período de maio a agosto de 2012.

Em 2012 participou do 4º encontro internacional de C.I de São Paulo e em 2013 participou do 2º EIMCILA (Encontro Internacional de Professores de Contato Improvisação da América Latina).

 

Yiuki Doi 


DANCON - Liga cultural de dança<br />Camaleões: Festa contemporânea , Clênio Magalhães + Foto Persona BH<br />©netun lima/Divulgação

Designer gráfico formado pela UFPR, bailarino da desCompanhia de dança(2005-), professor e propositor do projeto SummuS Contato Improvisação  (2010-) no Vila Arte Espaço de Dança, produtor e idealizador do Projeto Oficina Curitiba (2011-) e integrante do Fórum de dança de Curitiba (2010-). Foi membro do Conselho Municipal da Cultura de Curitiba (2010-2012) e delegado de cultura de Curitiba na Conferência de Cultura da Macrorregião de Curitiba (2012). A sua experiência corporal vem de atividades variadas como dança de salão, dança contemporânea, patinação artística de quatro rodas, teatro de boneco, balé clássico e nei-kun. Conheceu o Contato Improvisação em 2007 com Olase Freeman, após isso investiu em oficinas com Ralf Jaroschinski (2007, 2009, 2011, 2012 e 2013), Ana Alonso (2011), Nita Little (2011) e Paula Zacharias (2013). Participou do III e IV Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo (2011 e 2012) onde realizou workshop da Fernanda Carvalho Leite, Nita Little, Diogo Granato, Fernando Neder, Daniela Schwartz, Eckhard Mueller e do Autarco Arfini. Como artista criador fez parte da montagem do espetáculo “allsense (Grupo 2006)”, “Ainda é rosa(Solo 2008)”, “Lugares de mim (Grupo 2008)”, “Feche os Olhos para Olhar(Grupo 2010)”, "Vozes do Outono" (Solo 2011), "sobre sujeitos, objetos e afetos (Grupo 2012)" e “IN-REAL acontecimentos poéticos” (Grupo 2012) da desCompanhia de dança.

Nenhum comentário: