segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

FLORIANÓPOLIS: Intercâmbio com prof. do projeto SummuS e dançarino da desCompanhia de Dança de Curitiba marca os preparativos para o Laboratório de Contato Improvisação

Os praticantes de Contato Improvisação de Florianópolis já estão se preparando para mais um ano de Laboratório de Contato Improvisação. Realizado desde 2011 no Centro de Artes da UDESC, durante o período letivo, o LAB ( como é carinhosamente abreviado ) é um local de compartilhamento dos princípios de investigação desta forma de dança e tem contribuído para sua disseminação na comunidade em geral. Neste ano, a previsão é que retorne às suas atividades em março.

Antes disto, antecipando os diálogos sobre os rumos de investigação do LAB, o Núcleo formações da comunidade Contato Improvisação Floripa aproveitará as férias letivas para se capacitar em um evento de intercâmbio com Yiuki Doi - professor do projeto SummuS Contato Improvisação e dançarino da desCompanhia de Dança de Curitiba. O evento, denominado préLAB, terá quatro diferentes encontros na última semana de janeiro e início de fevereiro, período de estadia de Yiuki em Florianópolis.


Yiuki (a direita) em foto do SummuS por Polyana Binhara

Além de professor de C.I. e dançarino, Yiuki também é idealizador do projeto de fomento à realização de oficinas de Educação Somática, chamado Projeto Oficina Curitiba e um dos organizadores das sessões Improviso Dança e Música, uma parceria do SummuS com o Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da Faculdade de Artes do Paraná - FAP. Sua vinda à Florianópolis contribuirá para o LAB porque, além de oferecer um workshop, ele estará presente nos outros encontros preparatórios, emprestando seu olhar e trocando opiniões.

O préLAB começa no sábado, 25 de janeiro, com uma JAM de Contato Improvisação focada na estrutura de aprendizado e performance chamada Round Robin. Este formato simples e acessível, indicado tanto para iniciantes quanto praticantes experientes, promove o intercâmbio de aprendizados de um modo horizontalizado. Todos podem participar, basta somar-se ao círculo e às regras de um jogo que lembra uma roda de Capoeira.

Na terça, dia 28, Yiuki oferecerá o workshop "A imaginação do ponto e sua reverberação no corpo”, onde buscará, por meio do “ponto", um trabalho de aterramento, respiração, olhar, dissociação do movimento e contato improvisação. Através desta experiência, os proponentes do LAB e outros convidados - multiplicadores de conhecimento em dança - terão a oportunidade de reforçar suas ferramentas de trabalho em propriocepção.

Para permitir a reverberação destes encontros entre os proponentes do LAB, Yiuki e outros convidados, ocorrerá um encontro de confraternização para promover a troca de ferramentas de aprendizagem. Chamado de LAB.visita, o encontro está marcado para sexta-feira, dia 31, e ocorrerá na casa de um dos participantes do Núcleo formações, sendo finalizado com uma pizzada.

Para encerrar o evento, todos os interessados em Contato Improvisação estão convidados para uma Jam na Praia do Campeche, no domingo, dia 2 de fevereiro. Aproveitando o pôr do sol do dia que, segundo a tradição afro-brasileira é dedicado à Iemanjá, o Núcleo Jams da comunidade Contato Improvisação Floripa convida ao improviso.

Tendo como tema "Compartilhando formas e a curiosidade de aprender”, o préLAB busca fortalecer o diálogo entre os proponentes do LAB. Como estímulo ao estudo, Yiuki ofereceu, no blog do SummuS, alguns textos de referência em sintonia com o tema do evento.


SERVIÇO:

Programação do préLAB

(( JAM circular de aprendizagem compartilhada ))
Encontro de improvisação focado em Round Robin
DATA: 25/01/14 - Sábado _20h
LOCAL: Essência Espaço Multiarte
INVESTIMENTO: contribuição espontânea

(( A imaginação do ponto e sua reverberação no corpo ))
Workshop com Yiuki Doi
DATA: 28/01/14 - Terça _20h
LOCAL: Essência Espaço Multiarte
PARTICIPANTES: Núcleo formações e convidados

(( LAB.visita ))
Formações compartilhadas + Pizzada
DATA: 31/01/14 - Sexta _20h
LOCAL: Casa de Bianca Scliar // sala com piso de madeira
Bairro João Paulo
INVESTIMENTO: contribuição espontânea e ingredientes para a Pizzada

(( Jam na Praia ))
Encontro de improvisação no dia de Iemanjá, Rainha do Mar
DATA: 02/02/14 - Domingo _18h
LOCAL: Praia do Campeche, próximo ao Palanque dos Surfistas (200m à direita da entrada pela Av. Pequeno Príncipe).
Ver MAPA: http://goo.gl/maps/hmOTC

 


INFORMAÇÕES
Dan (48) 9929.6684_tim // (48) 8485.1702_oi - opiantino@gmail.com


REALIZAÇÃO
Contato Improvisação Floripa / Núcleo formações

PRODUÇÃO
Cardumes em Rede

APOIO
Denise Krieger - Essência Espaço Multiarte
Yiuki Doi - SummuS Contato Improvisação
Oberdan Piantino - Cardumes em Rede


Jam de abertura do préLAB:

Imagem inline 1



Nenhum comentário: