sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CURITIBA: IMPROVISO DANÇA E MÚSICA no Festival ARTE BICI MOB 2013 (01, 07, 21 e 28 de Setembro)

Improviso Dança e Música - Set 2013

O Festival ARTE BICI MOB acontece em Curitiba desde 2007, transformando o mês de setembro num calendário ‘cívico-cultural’ repleto de atividades que vão desde debates e rodas de conversa, a exibição de filmes, shows de música, exposição de artes visuais, performances, teatro, etc. (Para consultar a programação toda do Festival favor clicar aqui.)

O IMPROVISO DANÇA E MÚSICA é um evento que faz parte do Projeto de Extensão “UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP” em parceria com a SummuS Contato Improvisação desde 2010. Atualmente o improviso acontece no 1º domingo do mês na Casa Hoffmann - Centro de Estudo do Movimento com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba. O objetivo do projeto é apresentar proposições artísticas em diferentes modos de configurações, sobretudo, proporcionar aos artistas e à comunidade em geral um ambiente investigativo/interativo. A improvisação é escolhida como via de acesso, que possibilita a integração entre as Artes Perfomativas (Dança, Música, Teatro, Artes Visuais e Literatura).

O evento significa um enriquecimento cultural para a cidade rompendo as barreiras entre os diversos gêneros da dança (dança clássicá, folclórica, contemporânea entre outros). A cidade precisa de espaços que instiguem o diálogo pelo movimento, desprovido de regras e certezas e sim de acasos múltiplos, para que a dança não fique restrita apenas às instituições especializadas e às academias particulares. Essa liberdade de expressão do improviso democratiza o próprio fazer artístico para a comunidade em geral.

Neste mês da bicicleta, a proposta do grupo é que o IMPROVISO DANÇA E MÚSICA habite os espaços públicos como praças, pátios, ruas, etc.

Os organizadores acreditam que as ruas devem ser extensão do seu lar e que as manifestações culturais e artísticas em espaços públicos devem ter direitos assegurados pela administração pública. Sem esse ‘hábito’, a própria consciência da nação, povo e da cidadania se tornam distante da população.

SERVIÇO:

IMPROVISO DE DANÇA E MÚSICA (Curitiba)

  • 01 de Setembro, domingo, das 10h30 às 13h, Casa Hoffmann – Centro de Estudo do Movimento (Rua Claudino dos Santos, Nº58 - Largo da Ordem.)
  • 07 de Setembro, sábado, das 11h às 13h, Pça Garibaldi (Largo da Ordem)
  • 21 de Setembro, sábado, das 16 às 18h, Passeio Público (Centro)
  • 28 de Setembro, sábado, das 16 às 18h, Pça Santos Andrade (Centro)

Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da Faculdade de Artes do Paraná – Em 1987, a partir de uma parceria realizada com a Fundação Teatro Guaíra, foi criado e nominado o Grupo de Dança, hoje chamado UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP. Já em 1994, foi enraizado na Faculdade de Artes do Paraná – FAP. Passa a ser dirigido por Rosemeri Rocha no ano de 2000, com a proposta de focalizar o estudo no criador-intérprete, onde a investigação corporal parte do corpo-biotipo como foco de atenção para pesquisa de movimento e criação de trabalhos coreográficos.

SummuS Contato Improvisação – Núcleo de pesquisa e difusão que se interessa em proporcionar um ambiente de investigação, criação e vivências corporais dentro da linguagem da dança em Curitiba. Foi fundado em abril de 2010 por Yiuki Doi e Marina Scandolara e possui a sede no Vila Arte Espaço de Dança.

CicloIguaçu - Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu - É uma organização sem fins lucrativos que visa fomentar a cultura da bicicleta como meio de transporte em Curitiba e região metropolitana. Foi fundada em maio de 2011 e tem realizado um importante papel na construção de políticas públicas para o uso da bicicleta, procurando estabelecer diálogos construtivos com o poder público e demais instituições da sociedade civil.

CASA HOFFMANN – Centro de Estudos do Movimento: É a unidade da Fundação Cultural de Curitiba responsável pela promoção das estéticas do movimento. É um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e coreógrafos. O imóvel, construído em 1890 e catalogado como unidade de interesse de preservação do município, foi totalmente restaurado e abriga o Centro de Estudos do Movimento desde 23 de março de 2003.

Nenhum comentário: