quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O Lugar IN-REAL da desCompanhia

Fonte: Curitiba Cultura.

_mg_8595

A desCompanhia de dança apresenta, seu novo trabalho a partir desta quinta-feira, IN-REAL acontecimentos poéticos. O espetáculo, dirigido por Cintia Napoli, surgiu do desejo  de continuar o estudo sobre o “olhar”, iniciado em 2008 com o espetáculo Feche os Olhos para Olhar (primeira parte da trilogia).

O atual trabalho, que acontece na Casa Selvática, é o segundo dessa trilogia. A terceira parte desta tríade, acontecerá em um espaço urbano.Para a desCompanhia, o interesse pela criação de IN-REAL foi ocupar um lugar que não fosse tão conhecido pelo grupo, que trouxesse novas perspectivas no ato criativo.

Um lugar capaz de nos causar espanto e revelar coisas até então desconhecidas. É esse novo olhar que o grupo deseja compartilhar com o público. Para a desCompanhia, o grande propósito desse projeto foi se deparar com o paradoxo de habitar um lugar tão íntimo de todos, uma casa, que se revelou (para o grupo),  como espaço cênico, cheio de possibilidades. Cada detalhe da Casa Selvática trouxe “acontecimentos poéticos” para o trabalho.

Para Cintia Napoli, os desejos contidos em IN- REAL são  “Subverter a noção prático-utilitária do espaço e das coisas/objetos, compartilhar com o público uma percepção extra cotidiana da realidade, criando um novo ambiente de apreciação estética”.

IN-REAL por Cintia Napoli

“O processo criativo na Casa Selvática trouxe algumas questões desafiadoras. Entender qual a melhor maneira de compartilhar nossas descobertas com o público e como disponibilizá-las naquela estrutura tão peculiar foi de fato um grande quebra-cabeça.  Com o tempo foi se configurando em um espetáculo-exposição. No IN-REAL acontecimentos poéticos é o público que desloca pelo espaço descobrindo o que há em cada cômodo. O espetáculo tem duração de 50 min, porém  assim como em uma exposição, o público escolhe quanto tempo ficar, que trajetória seguir, ou quantas vezes circular pelo espaço. Cada espectador constrói sua própria dramaturgia”.

Sobre a desCompanhia

A desCompanhia de dança foi criada em outubro de 2000. A ideia de ser uma companhia vem do mais puro sentido da palavra – companheiros que se juntam por um objetivo – uma necessidade de ter por perto pessoas que compartilham de desejos semelhantes. Dirigida por Cintia Napoli, vem consolidando sua trajetória no cenário artístico contemporâneo sempre acreditando e investindo no trabalho diário de investigação do corpo, na pesquisa continuada, na busca por uma estética particular e no processo colaborativo como método de criação.

Utilizando a ideia do corpo único como matéria prima, a pesquisa é pautada na busca do movimento autoral, trazendo para a cena uma fisicalidade poética. Atenção, presença e consciência norteiam nosso trabalho diário realizado no Vila Arte Espaço de Dança, sede da Companhia desde 2003.

Serviço

IN-REAL acontecimentos poéticos

  • De 22/11 a 09/12. de quinta a domingo às 20h
  • R$ 10 e R$ 5 (meia entrada)
  • Casa Selvática
  • Rua Nunes Machado, 950 – Rebouças

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: