quinta-feira, 17 de maio de 2012

Textos do programa do espetáculo Sobre sujeitos, objetos e afetos

impressões dos artistas criadores

sujeitos, objetos e afetos
sujeitos/objetos
afetos
massa de carne sem contornos visíveis, carne que é só carne,
coisa
carne que afeta e que é afetada
manipulação de desejos, esvaziamento de paixões
o vazio do anonimato
sujeitos
afetos
eus, uma multidão de forças singulares,
múltiplos desejos, potência criativa

Cintia Napoli

 

Meu corpo é arrastado pela sensação constante do impacto, da queda, do susto. Ecoa no espaço a lembrança material de ser carregado inevitavelmente pela força da multidão. Convulsiona o que não mais pode ser verbalizado. É tão difícil falar de violência. Velada, escancarada, física, psicológica, moral, sexual, emocional. Movo fortemente os braços para sentir que ainda é possível me manter atenta, resistir aos contornos estáticos do meio em que habito. E pergunto, sempre: O que de verdadeiramente meu ainda permanece intacto?

Juliana Adur

 

Ora sujeito, outrora me sujeito. Rasgo a pele, me deformo, rumino o vômito. Sou conduzido num espaço e tempo desconhecido. Gostaria de ter a noção do todo, o domínio da situação, mas não consigo - nem posso ter. Meio ano de gestação e o obnubilar da criação permanece. É sempre assim, a névoa desaparece com o tempo. Mas na iminência do nascimento, o desejo da cria vai clareando a todos. Percebo que a cumplicidade entre os criadores faz a diferença. Confio e fico sereno diante à criatura. Que nossos afetos cheguem ao público!

Yiuki Doi

 

Sobre sujeitos, objetos e afetos, uma possível forma de lidar com cada sentimento, com cada prisão imaginária que criamos a nós mesmos. Em cada momento revelar o que tem que ser revelado, passar de oprimido a opressor em um toque e transformar essa opressão em um afeto que se faz necessário no instante. Expor os bichos para encarar deformações, lidar constantemente com as sensações que nos preenchem e revelar com quantos “eus” me entrego para ser visto.

Peter Abudi

 

Estou a procura deles, dos eus.
Dos muitos eus que me formam e por vezes me deformam.
Crescem e vivem em mim.
A procura dos eus que me compõem
a mim, em mim.
São personalidades que se manifestam de diferentes formas,
para cada momento.
Eles me vivem, me brigam, me amam, dominam e são dominados.
Serão pessoas, bichos, pessoas-bichos?
Personalidades, eus, personae, máscaras, indivíduo.

Bel Nejur

 

SERVIÇO:

Estreia dia 31 de maio, quinta-feira às 20h
01 à 17 de junho – sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Teatro Cleon Jacques (Rua Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço)
Informações: 41 3313 7192 | 9601 8553

ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário: