desCompanhia de dança no DANCON Liga Cultural de Dança

maiores informações: http://ligadancon.wordpress.com/
  • 17 a 20 de setembro 2011: Governador Varadares – MG
  • 23 a 27 de setembro 2011: Belo Horizonte – MG

O projeto DANCON Liga Cultural de Dança a ser realizado em 2011 nas cidades de Governador Valadares e Belo Horizonte (MG) é uma atividade coletiva, composta por renomados artistas, instituições públicas e privadas interessados em trocar experiências e contribuir com o desenvolvimento da Dança Contemporânea realizada no interior do país. O projeto tem como meta proporcionar às comunidades interioranas um encontro com artistas de várias partes do Brasil e do mundo, trazendo conhecimento sobre a carreira profissional em Dança Contemporânea por meio de atividades de formação, intercâmbio e reflexão. Através de workshops, apresentações e conversas públicas, o Projeto DANCON Liga Cultural de Dança pretende gerar conhecimentos específicos em Dança Contemporânea nos âmbitos conceitual, estético e mercadológico, para Dançarinos, coreógrafos, professores e toda comunidade artística envolvida.

Liga = Associação de indivíduos ou de grupos ou partidos para defesa de interesses comuns, ou para alcançar determinados fins, de ordem social, política, filantrópica, Cultural, etc. (Aurélio)

Esta Liga pode alavancar uma série de outros segmentos artísticos contemporâneos que podem inserir a Dança Contemporânea produzida no interior no circuito cultural nacional e internacional.

Em 2011 a liga será formada por AKI KATAI (Japão), ARTMACADAM (França), CIBELE MAIA (Belo Horizonte MG), C. I. CÊNICA (Belém - PA), CLÊNIO MAGALHÃES (Governador Valadares - MG), EDU O. (Salvador BA), FAFÁ DALTRO (Salvador - BA), HIBRIDUS (Ipatinga - MG), TAMAKI YONEKURA (Japão), THIAGO ALIXANDRE (Votorantim - SP), VANILTON LAKKA (Uberlândia - MG), YIUKI DOI (desCompanhia de dança, Curitiba - PR).

Em Governador Valadares as atividades ocorrerão do 17 a 20 de setembro na concha acústica da Praça dos Pioneiros e em Belo Horizonte do dia 23 no Restaurante Popular do Barreiro e 23 a 27 de setembro no Espaço 104.

APRESENTAÇÃO do solo da desCompanhia:
27 de Setembro 2011 às 20:30

VOZES DO OUTONO: Entende-se que para vivermos bem precisamos compreender a morte. O outono é o preparo para a chegada do inverno. O solo “Vozes do outono” fala dos questionamentos que surgem nesses momentos: O que é paz de espírito? Para que serve o inverno? O que é sentir intensamente o outono? Essas perguntas são dadas ao público por meio de Haikais dançantes. São imagens cênicas contemplativas que se transformam em reflexões. Em busca dessas metáforas, o solo transita na tênue diferença entre gesto, símbolo, teatro e dança. Apesar disso, essas diferenças pouco importam em cena, pois os contornos entre elas desaparecem transformando-se apenas em imagens poéticas dentro de uma atmosfera cênica etérea. Inspirando-se no Haikai, a obra não procura dar respostas ao público, cada espectador precisa buscá-las dentro de si mesma. Assim, as perguntas poéticas precisam ser correspondidas com imagens poéticas pessoais. O solo “Vozes do Outono” é um trabalho que explora a natureza efêmera da dança numa metalinguagem à própria Vida.
Interprete criador: Yiuki Doi
Orientação: Ailton Galvão, Cíntia Napoli e Olga Nenevê.

OFICINA proposta pelo Yiuki Doi:
27 de Setembro 2011, das 14h às 16h

A PERCEPÇÃO DO PONTO E SUAS REVERBERAÇÕES NO CORPO: A oficina usará a imaginação do ponto e suas reverberações no corpo do bailarino. Dentro da consciência corporal, assim como na geometria euclidiana, existe um grau de complexidade crescente que é ponto, linha, superfície e volume. Esta oficina buscará por meio do "ponto" um trabalho de aterramento, respiração, olhar, dissociação do movimento e contato improvisação. São apenas ferramentas brincantes que podem auxiliar na propriocepção do bailarino.

P.S. Assim que recebir a programação completa do evento postaremos aqui. desCompanhia

PATROCÍNIO: APOIO:

clip_image002_thumb1

clip_image004_thumb1

Nenhum comentário: